sábado, 11 de abril de 2009

De: Mim

Para: Mim

Hoje você se viu correndo desesperadamente sem olhar para frente, como se estivesse completamente atrasada para algum compromisso muito importante; e bem, você estava apenas voltando para casa, sem nem mesmo ter horário pra chegar. É, você tem essa mania chata de caminhar na rua sem encarar as pessoas ou as coisas a sua volta, olha apenas para seus pés, isso deve significar alguma coisa. Medo, talvez. Não que você deva temer alguma coisa, mas ainda assim acha que qualquer olhar em sua direção é sinal de ameaça. Paranóia. É, e outra mania chata que você tem é começar uma narração e imediatamente se ver perdida em palavras. É agora que você para de escrever e relê tudo, para retomar o pensamento principal.

...

Bem, voltando ao ponto, acho que você tem quatro olhos. Dois que você usa para enxergar apenas seus pés e outros dois que se direcionam a seu interior. Sabe, algumas pessoas chamam esse último par de “olhos da alma”, não que o nome faça muita diferença, mas é exatamente isso que eles vêem, a alma; e tudo contido nela, quero dizer, sentimentos, sensações, memórias, pensamentos privados e até mesmo suas personalidades.Na verdade, você nem sabe se realmente existe uma “alma”. Mas prefere acreditar que ela exista, assim pode culpá-la pelos erros que comete. Não que cometa muitos erros, mas seria melhor se não cometesse nenhum.

Ultimamente tem estado cansada. Talvez tenha se sentido tão bem por tanto tempo que todo o cansaço tenha se acumulado de uma maneira inevitável, e agora você só quer dormir. E só acorda para ter certeza de que ainda está viva, e de que não dormiu por três dias, ou talvez um mês. Não que você queira perder um mês de vida dormindo, não, longe disso. Se não sentisse suas pálpebras pensando a cada segundo, com certeza dormiria o mínimo de tempo, sem se preocupar com todas essas babaquices de “saúde e bem-estar”. Até porque você tem sido a pessoa mais despreocupada no mundo em relação a isso. Talvez você sinta as conseqüências dessas irresponsabilidades algum dia. Mas bem, eu disse talvez.

Tens sido inconstante ultimamente. Não há mais como descrever você de uma maneira definitiva, porque nada que te define hoje te definirá amanhã. Possivelmente amanhã você será totalmente o oposto de hoje. Talvez no próximo amanhecer você sinta vontade de comer frutas, algo que você não quis fazer hoje, nem ontem, nem no mês passado. Por que diabos você não come frutas? Elas não têm um gosto ruim, mas têm um gosto pior do que o chocolate. E bem, você já percebeu como o chocolate tem perdido o sabor ultimamente? Não apenas o chocolate. Não apenas os alimentos. Muitas coisas perderam a intensidade do prazer com o passar dos dias. Mas tudo bem, eu sei que você já percebeu isso, e também sei que não liga; porque de uns tempos pra cá apenas uma coisa te dá prazer, apenas uma coisa torna-se mais saborosa a cada centésimo de segundo. Uma coisa não, uma pessoa. Com inúmeros sabores diferentes, e você tem a eternidade pra provar cada um deles. Mmmm.

E vale te lembrar também que você já provou todas as sensações possíveis através dessa pessoa. Todo seu cardápio de sensações já foi devorado. Mas você ainda tem fome, e parece que o cardápio aumenta cada vez mais e mais... E chega de enrolar. Novamente você precisa parar pra reler tudo... Haja paciência.

...

Há algo interessante que eu gostaria de comentar sobre você. Ultimamente tenho entendido muitas coisas a seu respeito. Entendi o motivo de tanta metamorfose. Lembra-se de como você costumava viver dezenas de vidas ao mesmo tempo? Em cada vida você trazia pessoas completamente diferentes, em cada vida você era uma pessoa diferente. E agora você leva uma vida só, mas ainda assim com suas dezenas de personalidades e algumas que aparecem inesperadamente. Eu pessoalmente acho isso emocionante! Tente manter isso.

E apesar de você andar olhando para os pés, apesar de ser paranóica, de preferir mingau frio, de dormir com cobertores num calor de 35°, de amar se sentir triste em dias de chuva, de chorar em qualquer filme romântico, de preferir mil vezes abraços a beijos, de conseguir descartar as pessoas sem perceber, de confiar pouco em si mesma, de ser você mesma de mil maneiras diferentes, de adorar ficar na janela olhando para o jardim parecendo uma autista hiper-retardada, de ser insegura pra caramba, de ser infantil em excesso e menos responsável do que deveria, de preferir viver o reflexo de sua vida, preferir viver do outro lado do espelho, observando através dele a realidade, e sentir medo de viver nela, mantendo-se em seu mundo irreal criado através do espelho, bem, ainda assim vou estar com você para sempre. Vou te apoiar e tentar abrir seus olhos sempre que necessário - Sim, porque muitas vezes o melhor mesmo é não olhar. - Porque você sou eu, e eu sou você. E que assim seja.

Nenhum comentário: